Voltar
5 principais tendências para 2040
Voltar

5 principais tendências para 2040

Conteúdo

Não saber o que vem por aí nos próximos 20 anos é ficar de fora da construção do futuro, e não basta apenas especular sobre se teremos carros autônomos ou robôs inteligentes: é preciso entender o contexto.

É por isso que, além de analisar como as pessoas se comportam hoje, os empreendedores focados em obter sucesso a longo prazo também precisam estar por dentro das tendências para as próximas décadas.

É bem provável que em pouco tempo a internet das coisas vai se tornar padrão e tudo será literalmente em tempo real. Vamos passar a viver em um mundo hiperconectado!

Isso vai ainda desencadear uma corrida intensa por dominância de recursos, de cérebros, aplicativos e empresas. Além disso, o tempo para desenvolver e implantar novidades será ainda menor que agora, o que significa que as vantagens competitivas serão ainda mais escassas.


Como um todo, a distância entre a adoção das tecnologias entre os países também tende a ser menor, o que pode tornar mais interessante a participação de países periféricos na economia global.

Levando em consideração todas as mudanças que virão pela frente, resolvi trazer informações de um relatório desenvolvido pela Visual Capitalist, que apontou quais são as 5 principais tendências para 2040.

A leitura é válida para todos os empreendedores, então continue neste artigo para saber mais sobre cada item que faz parte da lista!

1. Mundo hiperconectado

Desenvolvimento de inteligência artificial, robótica e internet das coisas farão com que o nível de conectividade do mundo aumente exponencialmente.

2. Corrida por dominância

Competição global crescente pelos elementos principais da supremacia da tecnologia, como talento, conhecimento e mercados, potencialmente resultados em novos líderes ou hegemonias tecnológicas.

3. Desenvolvimento instantâneo

O tempo para desenvolver, implantar, amadurecer e retirar tecnologias é passando de décadas para anos e às vezes até mais rápido do que isso. As vantagens competitivas também devem ficar cada vez mais escassas, como apontei no início deste artigo.

4. Empresas x Países

Pautada pela evolução geopolítica e a rivalidade mais ampla entre EUA e China, mas, ao mesmo tempo, a vantagem tecnológica será aumentada por empresas que tem um foco de longo prazo, recursos e alcance global.

5. Difusão global das tecnologias

Tecnologias e aplicativos derivados estarão disponíveis para rápida adoção, permitindo que os países em desenvolvimento aproveitem os avanços essenciais mais recentes nas aplicações globais em áreas de nicho.

Muito interessante, não é mesmo? 

Se você quiser saber mais sobre o tema, busque o relatório completo e mergulhe de cabeça nesses tópicos. 

Estudar o futuro é o caminho ideal para empreendedores que visam construí-lo!